FAQ – Estatísticas

 A correlação entre visualização e visitas é chamada de Taxa de Rejeição. Ela significa a porcentagem de usuários que abandona seu site sem interagir com o mesmo.

A taxa de rejeição do site é um fator crítico para a classificação do seu site perante o Google. Fique de olho nisso!

Para melhorar a taxa de rejeição:

  • Adicione conteúdo interessante para seus visitantes.
  • Faça uso de botões "saiba mais" levando para outras páginas, especialmente em postagens de blog.
  • Preste atenção em erros de diagramação no site. As vezes as pessoas abandonam o site porque têm a impressão que o mesmo não está terminado
  • Use imagens de qualidade.

As possíveis fontes de tráfego num site são:

  • Direto - quando a visitante digitou o endereço ou clicou nos favoritos
  • Referências - quando visitante veio de outro site
  • Busca orgânica - quando o visitante chegou em seu site através de algum mecanismo de busca
  • Social - quando o visitante veio de uma rede social

A fonte undefined significa que o navegador se recusou ou não tinha a informação de onde veio o visitante.

O gráfico de visitas mostra a saúde geral do seu site. Os itens exibidos são:

  • Visualizações: quantas vezes o site foi carregado, mesmo que repetidamente.
  • Visitas: quantas vezes um visitante ficou no site por mais que um tempo determinado (geralmente 30 segundos).
  • Usuários: cada visitante específico, calculado via IP, cookies e outras ferramentas similares.
  • Novos usuários: quantidade estimada de novos visitantes no site.

Para ativar as estatísticas do seu site no uKit você precisa de uma conta no Google Analytics. Se você já usa o Gmail, você já tem uma conta no Analytics, basta acessá-lo clicando no link anterior. Se você não tem, crie uma.

Para iniciar o processo, em seu Painel de Controle, clique em Estatísticas e em seguida Conectar:

Dê permissão para que o uKit receba as estatísticas de seu site.

Você encontrará a seguinte mensagem:

Para iniciar a coleta de estatísticas você deve criar uma conta e uma propriedade com o endereço do site — seudominio.com

conta especificada nessa mensagem não é a conta que você acabou de criar para acessar o Analytics. Uma "conta" no Analytics é um grupo des sites, chamados de propriedades.

Para criar a conta e a propriedade, clique no botão. Você será levado para sua conta no Analytics:

Preencha os dados sobre seu site. O mais importante deles é o endereço do site. Entre com seu endereço sem o www. Preenchido o formulário, clique em Obter ID de acompanhamento. Pronto, sua conta e propriedade foram criadas, pode fechar a janela do Analytics e voltar para o uKit.

Se você é usuário avançado do Analytics, note que não é obrigatória a criação de uma nova conta para cada no uKit, basta que você crie uma propriedade com o URL correto. Nós sugerimos a criação de uma nova conta simplesmente para facilitar o trabalho de quem está começando a usar o Google Analytics. Se você tem vários sites relacionados, o ideal é uma usar uma conta e diversas propriedades para cada projeto, ao invés de criar uma nova conta em cada novo projeto.

Terminado o processo acima, volte para o uKit e clique em Já tenho uma conta e a conexão entre seu site e o Google Analytics estará completa.

Note que inicialmente não haverão dados de visitação para exibir, a não ser que você tenha conectado uma conta/propriedade existente.

 

Sim. Se você adicionar um domínio próprio em seu site do uKit utilizando os name servers (ns1.ukit.com and ns2.ukit.com), o redirecionamento 301 fará com que o novo domínio seja identificado. Dessa maneira, o Google Analytics irá agregar informações de todos os domínios do site.

Você pode configurar o Google Analytics no seu site do uKit utilizando a ferramenta "Estatísticas" no Painel de Controle.